quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ARTESANATO CHINÊS



O artesanato chinês se caracteriza por suas numerosas variedades e refinadas técnicas. Muitas obras trabalhadas com técnicas especiais atraem especialistas e colecionadores. O artesanato chinês se divide em dois ramos: especial e folclórico.

O artesanato especial inclui esculturas em marfim, em jade e em pedra Shoushan e outros artigos, dos quais, os feitos com desenhos meticulosos e materiais preciosos e particulares são muito caros.

Esculturas em marfim

As esculturas em marfim são produzidas especialmente em Beijing, Guangzhou e Shanghai. As de Beijing representam principalmente donzelas, flores e pássaros. Ghangzhou goza da fama das bolas de marfim com gravações finas. Na maioria dos produtos de Shanghai se talham figuras de seres humanos esmeradamente desenhados. Devido a escassez de marfim, os artesãos vêm praticando novas técnicas de talhar miniaturas.

 

Objetos de jade

No caso dos objetos de jade, utilizando lustres e cores naturais de matérias-primas, os artesãos combinam cores com a figura dos materiais a fim de mostrar plenamente a fascinação pela natureza.

Gravuras em pedras

São feitos com distintas pedras preciosas. Os artesãos escalpem os objetos conforme a cor e a forma das pedras, tornando-as vivas.

Gravuras de laca

São principalmente em garrafas, jarros e grandes biombos de cor roxo escuro, na maioria dos casos. Parecem muito bonitos e refinados.




Objetos de cloisonné

São famosos na China e em outros países. O processo de produção se inicia com o modelo dos objetos com cobre, e se estendem em tirinhas de cobre polida e galvanizadas com ouro e prata. Estes objetos, que deslumbram o brilho metálico, são principalmente floreiras e taças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário